Atualizações

Teranóstica – terapia e diagnóstico juntos como aliados no tratamento do câncer de próstata e tireoide

Rede Mater DeiTudo pra você ficar bem!

Atualmente, a medicina nuclear no Brasil está passando por grandes modificações. Essa especialidade médica, não muito conhecida pelo público, vem se tornando cada vez mais, ferramenta fundamental para o diagnóstico e tratamento do câncer.
 
Essa conquista se deve principalmente ao desenvolvimento de novas moléculas que permitem a criação de novos radiofármacos empregados na TERANÓSTICA. Esse termo é um neologismo, ou seja, a junção de duas palavras, terapia e diagnóstico. O fundamento da TERANÓSTICA se baseia na utilização de uma mesma molécula tanto para o diagnóstico, como para a terapia de um determinado tipo de tumor, mudando-se apenas o tipo de radioisótopo utilizado. Um exemplo dessa grande inovação da ciência médica são os ligantes do receptor PSMA (Antígeno de Membrana Específico da Próstata).
 
A expressão do receptor PSMA é diretamente proporcional à malignidade do câncer de próstata. Assim, a molécula PSMA torna-se interessante para obtenção de diagnóstico e terapia, ambos específicos e sensíveis, para o câncer de próstata.

Atualmente no Brasil, já estão disponíveis no mercado, ligantes do receptor PSMA para diagnóstico e terapia, são eles respectivamente PSMA – Gama e PSMA – Lutécio, sendo eles empregados nos procedimentos de diagnóstico e terapia do setor de medicina nuclear da Rede Mater Dei de Saúde.
 
Outro exemplo de radiofármaco que também é utilizado para TERANÓSTICA há mais tempo na medicina nuclear brasileira é o Iodo-131 para diagnóstico e tratamento do câncer da tireoide. Esse radioisótopo é um emissor tanto de radiação gama, empregada para diagnóstico por imagem, quanto radiação beta negativo, utilizada para tratamento do tumor na tireoide. Assim, com a utilização desse radiofármaco são alcançados resultados de grande impacto positivo na melhoria da qualidade de vida do paciente. 
 
A Rede Mater Dei de Saúde, possui protocolos preconizados pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e protocolos internacionais para a realização dos procedimentos empregados na rotina da Medicina Nuclear reforçando a excelência do serviço prestado e o compromisso com a qualidade pela vida.
 
A Rede Mater Dei de Saúde, vem contribuindo com o mais avançado e moderno para o diagnóstico e tratamento do câncer, através da utilização da Teranóstica, um método mais específico e eficaz no tratamento do câncer, desenvolvendo assim a medicina personalizada, o que garante um prognóstico ainda melhor aos pacientes.
 
Além dos atendimentos no Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno, o serviço de Medicina Nuclear agora também está disponível no Mater Dei Betim-Contagem. Agende o seu exame conosco! Ligue (31)3339-9000 ou pelo meu.materdei.com.br

Comentários (0)

Não há nenhum comentário a ser exibido

Tópicos Relacionados