Polissonografia

Atendimento

Agende sua consulta

Ligue e agende uma consulta

(31) 3339-9573
(31) 3339-9555
Horário de marcação: 14h às 20h

Polissonografia

Para identificar criteriosamente os distúrbios do sono, visando auxiliar nos diagnósticos e contribuir para tratamentos de doenças diversas, foi estruturado o Laboratório de Sono do Mater Dei que realiza polissonografia. Trata-se de um exame que monitora variáveis do organismo durante o sono. O paciente dorme no Hospital, em ambiente propício e equipado com os recursos necessários, sob acompanhamento da equipe técnica. “O exame é feito com aparelhos digitais que permitem precisa aquisição de dados e análise do sono”, explicam as médicas responsáveis, Regina Magalhães Lopes e Luciana Macedo Guedes.

As especialistas explicam: “na polissonografia, avaliamos o padrão do sono através de sensores na superfície do corpo do paciente, de forma não invasiva. São captadas e monitoradas: a ativi­dade elétrica cerebral; o movimento dos olhos, por eletro-oculograma; a atividade muscular; a oxigenação do sangue, por oximetria; o nível do gás carbônico no sangue, através de capnografia; o ronco, os movimentos respiratórios e a posição corpórea”. Além desses dados obtidos e armaze­nados via equipamentos, são gravados áudios e imagens do sono para subsidiar a avaliação médica e fornecer informações para laudo.

O Laboratório de Sono do Mater Dei, que é localizado no 2°andar do Bloco II do Mater Dei Santo Agostinho, conta com equipamentos de última geração e cumpre as normas da Associação Brasileira do Sono. A estrutura é completa para detectar todos os tipos de distúrbios. A entrega do laudo acontece, de segunda à sexta-feira, de 13h as 17h.
 

Posts Relacionados

Hospital Integrado do Câncer Mater...

A última estimativa mundial, de 2012, indicou que o câncer de cólon e reto é o terceiro mais comum entre os homens, com 746 mil casos novos, e o segundo nas mulheres, com 614 mil casos novos.