Uncategorized

MARÇO AZUL ALERTA PARA O CRESCIMENTO DE CASOS DE CÂNCER DE INTESTINO

Rede Mater DeiTudo pra você ficar bem!

Doença silenciosa na fase inicial está entre os tipos de cânceres mais prevalentes do Brasil, mas população ainda desconhece os fatores de risco e a importância da colonoscopia.

O mês de março começa com as atenções voltadas para a campanha “Março Azul” – que tem o objetivo de conscientizar os brasileiros para a prevenção e o combate ao câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino), o terceiro tipo de câncer que mais mata no país e um dos mais incidentes no Brasil. Alguns famosos como Pelé, Preta Gil e Chadwick Boseman (o ator que interpretou o super-herói Pantera Negra) foram diagnosticados com a neoplasia e acendem o alerta para o início silencioso da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam uma estimativa de 45.630 novos casos anuais entre 2023 e 2025, correspondendo a um risco de 21,10 casos por 100 mil habitantes brasileiros. Deste total, 23.660 em mulheres e 21.970 entre os homens. Os números são preocupantes e exigem, cada vez mais, iniciativas que alertem os brasileiros sobre a adoção de hábitos saudáveis e a importância da realização de exames preventivos, sendo a colonoscopia o melhor método.

Fatores de risco

De acordo com o Dr. Rodrigo Roda, coordenador do Setor de Endoscopia do Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Betim-Contagem, o estilo de vida tem grande influência para o aparecimento do câncer de intestino: “somente 20% dos casos têm predisposição genética. Entre os principais fatores de risco estão a idade (após os 45 anos os riscos aumentam significativamente), alimentação inadequada (consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, embutidos e carne vermelha), tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e excesso de peso”.

Prevenção

A colonoscopia é a forma mais poderosa no combate ao câncer de intestino e reduz a mortalidade em até 80%. Independentemente do sexo ou da presença de sintomas, todos devem fazer o exame a partir dos 45 anos. “O procedimento é rápido, seguro, indolor e permite a retirada dos pólipos – verrugas que surgem no intestino e que possuem o potencial de virar câncer. Esse processo entre o aparecimento do pólipo até o desenvolvimento da neoplasia leva cerca de 10 a 15 anos. Por isso, a colonoscopia realizada no momento certo é tão eficaz na prevenção do câncer”, garante o Dr. Rodrigo Roda.

“Muitos pacientes não realizam a colonoscopia por não sentirem nada. Trata-se de um erro frequente. O câncer de intestino é silencioso e causa sintomas somente nas fases avançadas, quando a chance de cura é menor. Outro erro é menosprezar sintomas leves, como alteração do hábito intestinal, sangramento nas fezes ou anemia. Muitas vezes esses sintomas são interpretados como sangramento por hemorroidas ou fissuras e o exame de colonoscopia não é solicitado”, esclarece o especialista.

Nas quatro unidades dos hospitais da Rede Mater Dei da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Mater Dei Santo Agostinho, Mater Dei Contorno, Mater Dei Betim-Contagem e Mater Dei Nova Lima), foram realizadas 8.137 colonoscopias em 2024.  “A cada ano a quantidade de exames cresce, mas ainda é grande o número de pessoas desinformadas que não realizam a colonoscopia na idade correta. Temos que informar a população e mostrar que a colonoscopia evoluiu muito e não deve ser temida. Precisamos quebrar esse tabu. O preparo para procedimento melhorou, a sedação é segura e o risco de complicações quase não existe”, afirma Dr. Rodrigo Roda.

Em 2025, a campanha Março Azul tem o mote “45+ Chegou a hora de salvar sua vida”. Vale lembrar que anteriormente a idade inicial para realização da colonoscopia como método de prevenção do câncer era 50 anos, entretanto, o aumento expressivo do número de casos em pacientes jovens mudou a orientação para os 45 anos. “Estudos demonstram aumento da incidência do câncer de intestinal em até 70% dentro os pacientes jovens nas últimas décadas. Por isso, se você possui 45 anos ou mais procure os médicos especialistas para a realização da colonoscopia”, conclui Dr. Rodrigo Roda.

Comentários (0)

Não há nenhum comentário a ser exibido

Tópicos Relacionados

Anterior

Dr. Henrique Salvador, é nomeado Imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM)

Proximo

Rede Mater Dei de Saúde celebra a Semana da Mulher com autocuidado, sorteio e mimo especial