Apneia do sono - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Apneia do sono 

A Síndrome da Apneia do Sono é um distúrbio respiratório que consiste em paradas respiratórias (apneias) durante o sono, acarretando sintomas diurnos e noturnos característicos e levando a um risco aumentado de eventos cardiorrespiratórios, principalmente, além de acidentes relacionados ao aumento da sonolência diurna. As causas da doença são todas aquelas que ocasionam redução do espaço para passagem do ar nas vias aéreas superiores, sendo a obesidade o fator mais importante, porém existem outros fatores menos frequentes, mas não menos importantes, como: hipertrofia de estruturas locais, malformações craniofaciais, doenças neurológicas e neuromusculares que acometam a musculatura local, além de algumas doenças como hipotireoidismo, acromegalia, insuficiência cardíaca e renal descontroladas, entre outros.

Dentre os sintomas diurnos, destacam-se a sonolência excessiva, sono não reparador, cefaleia matutina, alteração do humor, dificuldade de concentração, alteração da memória, diminuição da libido e fadiga. Já os sintomas noturnos são, principalmente, ronco ressuscitativo, pausas respiratórias no sono testemunhadas, episódios de sufocação, despertares frequentes, sudorese excessiva, pesadelos, noctúria (necessidade de urinar durante a noite), insônia, engasgos e regurgitação.

A doença manifesta-se através do aparecimento de quaisquer dos sintomas noturnos e ou diurnos relatados, sendo o ronco o sintoma noturno mais importante e a sonolência diurna excessiva o diurno mais frequente. Inicialmente, deve ser feito exame físico minucioso já que existem dados dele que aumentam em muito a probabilidade desta doença, como alterações no esqueleto craniofacial. Para o diagnóstico definitivo e avaliação da gravidade da doença é necessário a realização do exame chamado Polissonografia, que consiste na monitorização de diversas variáveis fisiológicas durante o sono em uma noite inteira, de preferência dentro de um laboratório de sono.

O Hospital Mater Dei dispõe de um Laboratório de Sono com maquinário de última geração e está habilitado para fazer  Polissonografia tanto para diagnóstico como para tratamento dos Distúrbios do Sono. São realizados em nosso Laboratório de Sono Polissonografia completa de noite inteira diagnóstica, Videopolissonografia, Polissonografia para titulação de CPAP/BIPAP e Polissonografia com medida de exalação do gás carbônico (Capnografia). A Polissonografia, conforme recomendação internacional, é o exame padrão no auxílio ao diagnóstico preciso dos Distúrbios do Sono e em  seu tratamento.


 

RESPONSÁVEIS:
Luciana Macedo Guedes de Oliveira
Pneumologista
CRM-MG: 28862

Regina Magalhães Lopes
Pneumologista
CRM-MG: 27595 28862


Posts Relacionados

11 Abril 2018

​Check-in online otimiza realização...

A Rede Mater Dei de Saúde agora oferece mais uma facilidade para seus pacientes: o Check-in on-line. A nova ferramenta tem como objetivo agilizar o cadastro, reduzir o tempo de espera na recepção e otimizar a chegada do paciente até a sala de realização e exames.
29 Abril 2021

Dicas para a Higiene do Sono

O sono é umas das atividades mais importantes para a melhora da qualidade de vida do indivíduo. Uma boa noite de sono pode contribuir para o bem-estar, produtividade, memória e até para o relacionamento com as pessoas.
10 Julho 2020

Você já sabe as diferenças entre os...

A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza diferentes tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19. Por esse motivo, várias dúvidas têm surgido a respeito de qual teste é o mais adequado, qual é a precisão de cada um e como é realizado cada exame. Confira as...