Mater Dei foi inaugurado em 1º de junho de 1980, estimulado pelo ideal de construir um Hospital que fosse útil à comunidade. Sua filosofia está fundamentada sobre três princípios básicos: o científico, o cultural e o humanístico. Em primeiro lugar, o Mater Dei se realiza como centro de ciência quando elege como objetivos primordiais relacionados à assistência médica, ao ensino e à pesquisa. Esses objetivos se completam dentro do conceito de unidade moderna e avançada, voltada para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção. O Hospital ainda amplia esse conceito quando destaca como política de promoção o crescimento profissional e humano de todas as pessoas que nele trabalham. Para que essa política se realize efetivamente são desenvolvidos programas permanentes de cursos, seminários, pesquisas, publicações, treinamentos e participação em congressos regionais, nacionais e internacionais.
Em segundo lugar para o Mater Dei a cultura é item de preocupação permanente, uma vez que, atento à comunidade na qual está inserido, o Hospital mantém suas portas sempre abertas para a abordagem multidisciplinar do ser humano, por meio de dois Centro de Convenções, um localizado no Mater Dei Santo Agostinho, outro localizado no Mater Dei Contorno e, em breve, um terceiro no Mater Dei Betim-Contagem. Nesse aspecto, a Instituição acredita na medicina que realiza a verdadeira integração entre ciência e arte.
Finalmente, o Mater Dei se concretiza dentro de uma perspectiva humanística, quando cultiva como verdade a expressão de que a técnica perfeita não deve excluir carinho, atenção e respeito às necessidades da pessoa humana. Um hospital de corpo inteiro jamais poderia excluir o espírito desse corpo, os significados de todas as vivências, tanto dos pacientes como dos profissionais que nele atuam. Dentro de nossa compreensão, o Hospital deve afirmar-se como ponto de encontro de pessoas, sentimentos, dores, tristezas, angústias e medos, mas também, e principalmente, deve visar o primado da esperança, da fé e do amor.
Estamos conscientes de que se muito foi feito nestes anos, muito mais resta a construir e aperfeiçoar. Para isso, cremos que a convivência salutar de colegas de gerações diferentes possa unir a indispensável experiência dos mais maduros com a força renovadora e rejuvenescedora dos mais jovens. Acreditamos que o Mater Dei será sempre um espaço catalisador para o desenvolvimento de sua comunidade nos planos físico, intelectual e emocional. Essa é a meta que sempre buscamos atingir em sua plenitude: proporcionar um atendimento personalizado, diferenciado e humano a todos os clientes, reafirmando, a cada dia, o nosso compromisso com a qualidade pela vida.