A Rede Mater Dei de Saúde possui políticas e procedimentos para assegurar aos pacientes os seus Direitos e Deveres.
Direitos
Ser tratado com respeito e dignidade o tempo todo.
Ter seus valores e crenças respeitados dentro dos preceitos legais.
Ter privacidade pessoal durante os tratamentos e quando solicitado.
Ser informado quanto aos tratamentos e procedimentos propostos.
Participar e tomar decisões quanto ao seu plano de cuidados.
Discordar quanto à aplicação ou tratamento. Inclusive alta à pedido.
Receber e ser orientado sobre o consentimento informado que deve ser lido e assinado antes de procedimentos cirúrgicos e outros, quando indicado.
Ser cuidado em ambiente seguro.
Estar livre de todas as formas de abuso ou assédio.
Avaliação, orientação e manejo da dor.
Ter as informações e dados dos registros clínicos mantidos sob sigilo e ter acessos a esses.
Ter acesso a indivíduos competentes para interpretação de outros idiomas diferentes do idioma predominante na organização.
Ter acesso a meios de comunicação alternativos para aqueles que possuem dificuldades auditivas, visuais ou outras necessidades específicas.
Ter facilidade de acesso em caso de deficiência física.
Ter direito a visitação e ser informado em caso de limitação clínica ou restrição aplicada a esse direito.
Determinar qual/quais familiares ou terceiros estão autorizados a receber informações e quais as informações poderão ser fornecidas.
Ter garantida a guarda de seus pertences, nos casos de pacientes incapacitados para providenciar guarda alternativa.
Receber pedido de desculpas e explicações em caso de eventos inesperados.
Garantir que os indivíduos vulneráveis sejam tratados e protegidos adequadamente.
Ter direito ao aviso de não cobertura de benefício.
Acomodação em leitos individuais e, quando isso não for possível, as enfermarias devem ser divididas por sexo.
Apresentar reclamação verbal ou escrita. Contato Serviço de Apoio ao Cliente: (31) 3339-9196.
Direitos
Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados a sua saúde.
Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.
Cumprir os regulamentos da Instituição e preservar os recursos da mesma.
Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
Utilizar somente as medicações prescritas pelo Hospital durante a sua permanência e tratamento, salvo as autorizadas pelo médico responsável pelo seu atendimento e acompanhamento.
Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas e fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome acerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo.
Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.
Honrar o seu compromisso financeiro com o Hospital, saldando, ou fazendo saldar pelo responsável financeiro, seu atendimento médico-hospitalar, tanto no que se refere às contas hospitalares, quanto aos honorários de seus médicos assistentes.
Zelar e solicitar que os seus visitantes, acompanhante e amigos contribuam para o bem-estar de todos nas dependências do Hospital, atendendo e respeitando a proibição de ruídos e de uso de fumo e derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
Todos os deveres são extensivos ao acompanhante e familiar.