Calvície
A calvície, ou alopécia androgenética, é um dos principais tipos de alopécia, distúrbio que pode ser definido como a perda de cabelos ou pelos, geralmente no couro cabeludo, podendo estar associada a outras lesões, distúrbios ou doenças. A perda de cabelo acontece porque o fio passa a ficar muito fino e, por isso, a estrutura que o produz, chamada folículo piloso, acaba se atrofiando.
De acordo com Rafael Moraes, dermatologista da equipe do Hospital Mater Dei, o problema pode atingir tanto homens quanto mulheres, mas de formas diferentes. No homem, a doença pode se manifestar em qualquer período após a puberdade, e os casos se tornam mais frequentes e graves com o avanço da idade. Cerca de 80% dos homens chegam aos 70 anos com algum grau de calvície. A calvície masculina pode se manifestar de várias formas e possui diversas classificações mas, geralmente, atinge o topo e a frente da cabeça, poupando da região superior à nuca e das áreas laterais e superior às orelhas.
Já nas mulheres, o quadro é menos comum. A calvície feminina também aparece com mais frequência de forma mais grave de acordo com o avanço da idade, mas apenas 40% das mulheres, aproximadamente, mostram algum grau de calvície aos 70 anos de idade. A diferença é que, na mulher, a perda de fios ocorre de forma difusa: o cabelo se torna menos denso e volumoso, mas é bastante raro que ocorra, como nos homens, a perda total dos fios. Normalmente, não é possível identificar a causa do problema nas pacientes e ainda não há estudos que comprovem a influência da genética no aparecimento da calvície em mulheres, mas doenças relacionadas ao excesso de hormônios masculinos podem ter influência no aparecimento do quadro.
Segundo o dermatologista, atualmente existem vários tratamentos para calvície com eficácia satisfatória, que vão desde o uso de produtos tópicos a cirurgias, passando por tratamentos hormonais. O tratamento é mais complexo quando o paciente já tem uma perda de cabelo instalada ou extensa. “Vale lembrar que os melhores resultados são alcançados quando o diagnóstico é feito precocemente”, ressalta.
Mitos sobre a calvície
Calvície x Caspa: É comum as pessoas acharem que a caspa causa a calvície. No entanto, segundo o dermatologista, a caspa pode associar-se à calvície, mas não é uma das causas da doença.
Tratamento de calvície x disfunção erétil: Muitos homens acreditam que o tratamento hormonal para calvície causa disfunção erétil na maioria dos homens e, por isso, têm medo submeter-se a ele. De acordo com o médico, isso não passa de um mito. “Na verdade, uma baixa porcentagem de homens, e não a maioria, pode apresentar este problema, que deve ser discutido amplamente e de forma franca com o dermatologista”.
“A cirurgia de implante de cabelos deixará o meu cabelo igual ao de uma boneca”: Segundo o dermatologista, atualmente existem tratamentos que apresentam um resultado estético satisfatório.
“Meu cabelo está caindo, logo, estou ficando calvo”: A calvície é uma das causas de queda de cabelo, e não a única. Rafael ressalta que, muitas vezes a queda de cabelo pode representar um problema transitório, e não progressivo, como a calvície.
RESPONSÁVEL:
Rafael de Abreu Moraes
Dermatologista
CRM-MG: 47005
Comentários (0)
Não há nenhum comentário a ser exibido