A Mater Dei

Dr. Henrique Salvador, é nomeado Imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM)

Rede Mater DeiTudo pra você ficar bem!

Médico referência em mastologia e ginecologia, e Presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde recebeu a honraria máxima da ANM na última sexta-feira

O médico referência em ginecologia e mastologia, no Brasil, e um dos responsáveis por viabilizar o parto do primeiro bebê por fertilização in vitro de Minas Gerais, Dr. Henrique Salvador, recebeu, na última sexta-feira (14), o título de Imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM). 

Em cerimônia solene, que ocorreu na sede da ANM, no Rio de Janeiro, Dr. Henrique Salvador, que também é Presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde foi laureado com a outorga do título de Honorário da Academia Nacional de Medicina – reconhecimento máximo para profissionais da área da saúde, cujas trajetórias e realizações contribuíram para o engrandecimento da medicina nacional. 

“Essa nomeação vem junto a uma oportunidade enriquecedora de convívio e muita troca com outros membros da ANM, que fazem parte da alta cúpula intelectual da medicina brasileira e trabalham com uma agenda semanal de discussões sobre os principais tópicos da prática no país. Então, pretendo me dedicar de modo a também contribuir com esses debates e impactar, ainda que indiretamente, futuras decisões do setor por meio do conhecimento compartilhado”, comenta Dr. Salvador.

Desde a sua fundação, a Rede Mater Dei sempre investiu em pesquisa e desenvolvimento, e conhecimento, trabalhando com um conceito que vai muito além da prestação de serviços hospitalares. A RMD fomenta da área acadêmica, até a formação médica e o investimento em jovens profissionais, além da pesquisa científica em si, sendo o Dr. Henrique Salvador um dos primeiros médicos a viver esse conceito na prática.

“Tenho uma relação umbilical com a rede, pois foi nela que iniciei minha residência, e foi para a RMD que retornei após passar três anos me qualificando no exterior. E, junto a outros colegas, conseguimos desenvolver um conceito que vai muito além da prestação de serviços médicos. Eu, por exemplo, fiz parte da equipe que deu à luz o primeiro bebê de proveta de MG, algo inédito na época. Além disso, pude trazer para o Brasil novas diretrizes de práticas em mastologia, que até então só eram trabalhadas em países do hemisfério norte”, destaca.

Desde 2023, o especialista preside o Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, cargo que complementa sua trajetória como fundador e diretor da Unidade de Mastologia da mesma rede. Henrique Salvador também foi coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia e diretor do Centro de Estudos da instituição.

Com uma vasta experiência na área, o médico é ex-presidente do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia, do qual é membro desde 1998. Também ocupa posições de destaque, como membro titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia. Ele fundou e presidiu a Escola Brasileira de Mastologia, além de ser vice-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.

Reconhecido por sua contribuição ao campo, recebeu prêmios como a “Medalha de Honra da Inconfidência”, o “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte”, e o “Prêmio Madame Durocher”, da Academia Nacional de Medicina, em 2024, além de ser destacado como um dos 100 profissionais mais influentes na área da saúde em diversas ocasiões. Salvador continua a ser uma figura central na promoção e desenvolvimento da saúde no Brasil.

“Minha nomeação como um Imortal da ANM vem ao encontro de toda essa trajetória e legado não só do que desenvolvi em 42 anos de carreira, mas do que a Rede Mater Dei vem trabalhando ao longo de todo esse tempo, como uma instituição que vai além dos hospitais, sendo também fomentadora do conhecimento e da formação médica. Estamos todos muito contentes e orgulhosos por esse reconhecimento”, finaliza.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como garantidora da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.  

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Nova Lima, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec  

Goiás: Hospital Mater Dei Goiânia  

Comentários (0)

Não há nenhum comentário a ser exibido

Tópicos Relacionados

Anterior

Emoção e reconhecimento marcam homenagem a engenheiros da Rede Mater Dei durante reunião semanal de gestores

Proximo

MARÇO AZUL ALERTA PARA O CRESCIMENTO DE CASOS DE CÂNCER DE INTESTINO