Salvador ganha uma nova Clínica de Hemodiálise
O espaço chega em um momento no qual a Bahia tem registrado um aumento significativo no número de sessões de diálise
O Hospital Mater Dei Salvador inaugura a Clínica de Hemodiálise, com o objetivo de oferecer uma experiência mais confortável e humanizada ao paciente durante todo o período de tratamento. O espaço chega ao estado em um momento de aumento no número de pacientes crônicos renais que precisam de tratamentos específicos.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em 2022 houve um aumento de 67% no número de sessões de diálise em diversas unidades que oferecem o serviço ao redor do estado. Só entre julho de 2021 a junho de 2022, foram registradas cerca de 1.160.260 sessões, fortalecendo ainda mais a importância da criação de espaços que ofereçam possibilidades de tratamentos voltados para os pacientes crônicos renais. Visando essa realidade, a nova clínica conta com 15 boxes individuais, equipados com TV, espaço para acompanhante, serviços de fisioterapia, um quadro de profissionais especializados, além de um atendimento prioritário no hospital.
No local, serão oferecidos serviços como: hemodiálise convencional, hemodiafiltração de alto volume e diálise peritoneal com as máquinas mais modernas disponíveis no mercado nacional. Considerada essencial para pacientes que sofrem com insuficiência renal aguda ou crônica graves, a hemodiálise consiste em um procedimento no qual uma máquina filtra e limpa o sangue, substituindo a função que os rins comprometidos não conseguem mais fazer.
Diante dos cuidados exigidos nos procedimentos, Bárbara Oliveira, Coordenadora do Serviço de Nefrologia do Mater Dei Salvador, descreve a importância da Clínica e classifica o espaço como um novo conceito na cidade. “Por se tratar de um momento delicado, é preciso estar atento às demandas que envolvem o bem-estar físico e emocional do paciente durante o tratamento. Dessa forma, os procedimentos realizados na Clínica contam com espaços que garantem a privacidade, conforto e segurança para o paciente e seus familiares ao longo de todas as sessões”, esclarece a especialista. Além disso, a Clínica de Hemodiálise também dispõe de um sobreaviso com uma equipe de cirurgia vascular com experiência em acessos venosos de pacientes com Doença Renal Crônica.
“Em caso de intercorrência clínica com necessidade de internação hospitalar, o paciente terá todo o suporte necessário para um encaminhamento adequado em uma ambulância UTI do Hospital Mater Dei, bem como o suporte de um hospital completo e de alta complexidade, para assegurar o melhor atendimento de acordo com seu caso”, assegura a nefrologista.
Comentários (0)
Não há nenhum comentário a ser exibido