Guia de Doenças

Gastroenterite 

Rede Mater DeiTudo pra você ficar bem!

Quais são as causas mais comuns de gastroenterite?

A gastroenterite é uma inflamação gástrica e intestinal. Ela pode ser causada por uma intoxicação alimentar ou infecção intestinal, que ocorre quando você ingere uma bactéria que prolifera no organismo e provoca o quadro.

Quais são os sintomas da gastroenterite?

Os sintomas normalmente são vômito, diarreia, dor abdominal e febre baixa.

O que provoca a gastroenterite?

Ela pode ser provocada por uma toxina, substância produzida por determinadas bactérias e que ficam no alimento. Pode, também, ser provocada por uma bactéria, por exemplo, se o indivíduo vai ao banheiro e não lava as mãos direito, ele pode transferir coliformes fecais para o alimento. Quando ele ingere esses alimentos, os coliformes vão junto, se multiplicam no organismo e provocam diarreia.

Muitas pessoas precisam se alimentar, diariamente, fora de casa. Para esses casos há orientação sobre que tipos de comidas devem ser evitados e o que deve ser observado no aspecto dos alimentos?

Evitar consumo de produtos preparados com ovos crus evitar o consumo de alimentos que ultrapassaram a data de validade; certificar-se se os alimentos estão sendo mantidos em suas temperaturas ideais (salada tem que estar sob refrigeração e alimentos quentes em balcões térmicos e/ou sob aquecimento); se possível preferir alimentos feitos na hora, pois o tempo que estes alimentos estão expostos e sua temperatura também podem acarretar em intoxicações; observar as propriedades organolépticas dos alimentos como cor, sabor, odor e aroma.

A maionese é mesmo um componente alimentar de alto risco para intoxicação? Por quê?

Sim. A maionese é preparada a base de ovo cru, e este é o principal alimento envolvido em intoxicações alimentares causadas pela bactéria denominada Salmonella. Esta bactéria pode estar dentro ou fora do ovo.

O que as pessoas podem fazer para prevenir a intoxicação alimentar?

Através da rotina frequente de higienização das mãos; lavar bem os utensílios utilizados na cozinha; desinfecção adequada dos alimentos como verduras e frutas (produtos mais utilizados: Hipoclorito = 20ml (02 colheres de sopa rasas) de hipoclorito de sódio a 1% em 1L de água ou Água Sanitária = 10ml (01 colher de sopa rasa) de água sanitária para uso geral a 2%-2,5% em 1L de água); evitar consumo de produtos preparados com ovos crus (exemplos: maionese caseira, gemada); não utilizar os mesmos utensílios para preparar alimentos crus e cozidos; guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes; evitar que alimentos refrigerados permaneçam fora de sua temperatura ideal por muito tempo.

RESPONSÁVEIS:
Jefferson Torres Moreira Penna
Clínico geral
CRM-MG: 11172

Lêda Renault
Nutricionista
CRN-MG 3322

Comentários (0)

Não há nenhum comentário a ser exibido

Tópicos Relacionados