Osteoporose  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Osteoporose 

A osteoporose é uma doença causada pela diminuição da massa óssea. Com o avanço da idade, os ossos se tornam mais vulneráveis às fraturas por fragilidade que pode se manifestar através de um pequeno trauma ou mesmo na ausência dele.  Por esse motivo, a incidência da osteoporose é maior entre idosos e adultos com mais de 50 anos.

A osteoporose é considerada uma “doença silenciosa” porque não apresenta sintomas de fácil identificação. Isso ocorre porque as transformações ósseas vão ocorrendo ao longo dos anos sem sinais evidentes em suas fases iniciais. Muitas pessoas podem não perceber sinais da doença até que ocorra a primeira fratura dolorosa.
 

A queixa mais comum dos pacientes com osteoporose é a dor, geralmente nas costas, aguda ou intermitente, acentuada após as atividades habituais. A dor usualmente dura alguns dias ou semanas, e então pode desaparecer. Esses episódios recorrem, voltam em intervalos progressivamente menores, e a dor pode tornar-se crônica e persistente.
 

Muitas pessoas confundem a osteoporose com a artrose, mas é importante saber que as doenças são diferentes. A artrose também causa limitações, mas acomete as articulações, diminuindo a mobilidade e causando dor. Ambas podem se manifestar em um mesmo paciente, aumentando ainda mais o risco de quedas e fraturas por fragilidade.


RESPONSÁVEL:
Bruno Muzzi Camargos
Coordenador do Serviço de Densitometria Óssea do Mater Dei
CRM-MG: 29850


Posts Relacionados

09 Maio 2018

Médico da equipe de Densitometria...

O coordenador do Serviço de Densitometria Óssea da Rede Mater Dei de Saúde e médico ginecologista com área de atuação em osteometabolismo, Bruno Muzzi Camargos, representou a equipe de Densitometria do Hospital, no Congresso Mundial de Osteoporose.
04 Outubro 2018

Médico da Rede participa de evento...

O coordenador do Serviço de Densitometria da Rede, o médico Bruno Muzzi Camargos participou do Summit en Diabetes y Osteoporosis, realizado em setembro na cidade de Bogotá, Colômbia.
06 Fevereiro 2017

Densitometria: tecnologia e inovação...

Histórico de fraturas (e quedas), histórico familiar, tabagismo e idade. Esses podem ser alguns fatores de risco da osteoporose.